Eneaotil

Formatura de alfabetização. #q?

No sábado que vem é a formatura de alfabetização do Lucas. Alguém já tinha ouvido falar disso? Vejam bem, não é formatura de pré, porque isso já foi no ano passado quando ele saiu do pré. É formatura da primeira para a segunda série. Vou ser antiga agora e dizer que na minha época não tinha nada dessas coisas. Quando saí do Pré III, cantei meia dúzia de músicas para envergonhar a mamãe e só fui fazer isso de novo na 8ª série. Depois no 3º colegial e depois na universidade. Quatro vezes na vida já não eram suficientes?

Mas não. Agora a escola do Lucas inventou que eu tenho que ir no sábado, às 9h da manhã, em um auditório na Rua Augusta ver o meu filho ler “inconstitucionalissimamente” escrito em um pedaço de cartolina. Claro que eu vou me emocionar, vou ficar orgulhosa, vou chorar, abraçar meus parentes e vou gritar para todo mundo ouvir ter você é o meu desejo de viver que o Lucas é a criança mais inteligente do mundo. Mas eu acho essas coisas todos os dias, mesmo quando ele escreve “o omem é çimpáticu”. Ninguém precisava ter me cobrado 300 e tantos dinheiros para isso.

**

Aí chegaram três convites para a formatura e eu fiquei indignada:

– Como assim só três????

Só lá em casa somos em três. E o pai dele? E a Thaís? E a madrinha? E meu primo? E o meu irmão? E minha tia? E meu tio? E os vizinhos todos? E o Tobby?

Liguei na escola com o discurso já na ponta da língua:

– Bom dia, meu nome é Leonor, sou mãe do Lucas do primeiro ano e ele terá a formatura de alfabetização na semana que vem, gente, que que é essa formatura de alfabetização?, e por sinal eu paguei muitos reais pra isso, bem, mas voltando ao assunto, eu só recebi três convites! Três convites!!! Isso é um absurdo. Que modelo é esse de família que vocês estão tentando ensinar para o meu filho? Mamãe, papai e irmãozinho? Isso é coisa do século passado, minha senhora. Ele é criado por mim e pelos avós maternos. Só nós somos em 3. Mas nem por isso o pai deixa de ser presente e deixa de ter o direito de ir na formatura do próprio filho. E ele namora há muitos anos com a Thaís, que também tem o direito de ir na formatura do enteado dela. E meu filho também tem os padrinhos, talvez meu irmão venha do Rio para isso. E se meu namorado estivesse em São Paulo ele ia querer ir também. E o que eu faço com esses míseros 3 convites??? Sorteio entre todo mundo que gosta do meu filho? Eu paguei uma fortuna. Vocês, no mínimo, deveriam ter alugado o Pacaembu para a cerimônia. E agora, minha senhora?

– Oi, Leonor. Bom dia. Esses convites são simbólicos para a senhora guardar como recordação. Pode entrar quem quiser na formatura.

– Ah tá, obrigada.

E desliguei.

36 comentários em “Formatura de alfabetização. #q?

  1. Teco
    31 outubro, 2008

    HAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!

    O Lucas tem a quem puxar mesmo…

  2. BK
    31 outubro, 2008

    HAHAAHAHAHAHAHA
    só rindo mesmo!

    HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA

  3. Leonardo Araujo
    31 outubro, 2008

    Hahahahaha! Cômico isso…

  4. natália
    31 outubro, 2008

    Minha formatura de 8a série foi uma viagem, a do 3o colegial foi só formatura mesmo. Agora… antes disso e depois disso, nada. Colei grau na facul antes, para ter o comprovante de conclusão de curso. Inventam cada coisa hoje em dia. As próximas formaturas serão ‘formatura por ter aprendido sobre Dom Pedro II’, ‘formatura de báskara’ e assim por diante.

  5. natália
    31 outubro, 2008

    ah, nossa… lembra-se do moonsorrow? era op do #true_metal. Fui descobrir ontem que ele é da valinor e tudo mais e o conheço (pela valinor) há uns 2 anos, sem saber! essas coisas são bizarras!

  6. Ira
    31 outubro, 2008

    Pense numa mãe de uma filha burra-velha ligando para a faculdade contando a mesma história. Aconteceu segunda passada lá em casa. Mas até explicar para ele para que serviam os dois convites simbólico, preferi que ela ligasse e pagasse o mico.

    Não tive pré III, tive Jardim I e II, depois CA (q era a alfabetização) e tive formatura. Depois no final do fundamental e do médido também tive. Mas faltei na do fundamental.

    Parabéns ao Lucas que agora está oficialmente apto para pesquisas google (pq o conceito ele já aprendeu).

  7. Jock
    31 outubro, 2008

    Uma vez vi uma palestra com um consultor, que contou a seguinte história. Um dia sua mulher comprou uma cafeteira térmica, mas depois de um tempo os dois perceberam que o café esfriava rápido demais – era colocar o café, que 40 minutos depois ele já estava frio. Alguma coisa precisava ser feita. Ele então perguntou onde ela tinha comprado o produto, e ela respondeu que não tinha mais a nota, mas que achava que tinha sido no Carrefour. E os próximos dias dele foram um inferno.

    Toda manhã ele acordava e ensaiava o que ele deveria falar ao gerente do Carrefour, o que deveria argumentar quando ele dissesse que era necessário a nota fiscal, o que replicar quando questionado sobre a data da compra, etc. Todo o dia a mesma coisa. Um dia, enfim, a coragem veio. Chegou com a cara feia na loja do Carrefour perto de sua casa e ordenou:

    – Quero falar com seu gerente.
    – Mas será que eu posso ajudá-lo em…
    – Não, chame o gerente, por favor.

    O gerente foi chamado.

    – Em que eu posso ajudá-lo, senhor?
    – É o seguinte. Minha mulher comprou essa cafeteira aqui e ela veio com defeito. Depois de quarenta minutos o café esfria. Isso não é possível…
    – Pedimos desculpas. O senhor pode deixar essa cafeteira e apanhar outra ali da prateleira.
    – …
    – Mais alguma coisa?
    – Assim? Simplesmente pegar uma ali? E a nota? Você não vai me pedir a nota fiscal?
    – Não é necessário senhor.

    Ao chegar em casa, incrédulo, chamou sua mulher para contar o que lhe tinha acontecido, mostrando a cafeteira.

    – Querida, você não vai acreditar!
    – Quem não vai acreditar é você! Lembrei! Não foi lá que eu comprei a cafeteira.

  8. Thaís
    31 outubro, 2008

    Nossa Lelê! hj foi o melhor post de todos os tempos…passei mal de rir…aliás…todo mundo do meu trabalho passou imaginando vc ligando na escola p da vida…e a mocinha calmamente te explicando tudo direitinho…hauhauhauahauhauahuahauahuauaha…simplismente demais…
    Na minha época (q não faz mto tempo né…até pq o Lucas diz q eu não sou adulta igual vc e o pai dele…) existia a Festa do Livro…q tmb servia pra arrancar dinheiro dos pais…e mtas lágrimas de emoção, é claro…
    Bejusssss
    Thá.

  9. quem eu?
    31 outubro, 2008

    ahahahhahahahahhahaha
    formaturas são o cúmulo da breguisse!
    mas você arrasou na bronca! 3 convites simbólicos? que absurdo!
    tem que ter um convite simbólico para cada um!

  10. danilo prates
    31 outubro, 2008

    OMFG, HAHAHAHAHAHA, sensacional!

  11. Érika Lima
    31 outubro, 2008

    Ei Lelê, não lembro exatamente quem me indicou, mas acompanho o da Rachel também. o meu é @ErikaLima. Essa história de formatura é um complexo lá em casa. pq eu não tive, meu marido teve todas e na de Carol a gente abriu mão e foi levar ela pra passear e brincar no parque! Ela não sentiu a menor falta! Mas o q eu não consigo abrir mão são daquelas festas de fim de ano, que a criança se apresenta e tal. Ano passado elas encenaram Os Saltimbancos e eu soluçava na platéia. Na festa de dia das mães eu já vou de óculos escuros, para garantir a privacidade das minhas lágrimas!!
    Bj!

  12. Rodogro
    31 outubro, 2008

    Ok, sou ainda mais velho e não tive nem formatura da oitava, só do colegial e da faculdade mesmo. E já foi o suficiente.

  13. atruculenta
    31 outubro, 2008

    E se todo mundo quiser um convite simbólico da formatura do Lucas? comofas?

  14. Elaine
    31 outubro, 2008

    Eu vou junto com o Tobby? kkkkkkk

  15. Adriana
    31 outubro, 2008

    Ai caraio… aqui é a mesma coisa, só que custa em dólar, minha nêga. Mas a choradeira é a mesma, água com açúcar e sal.

  16. bivar
    31 outubro, 2008

    HAHAHAHAHA, Deeeus! Só você mesmo Lê! HAHAHAHAHAHAHA.

    Happy Halloween, for everyooooone! >:DD

  17. juli
    1 novembro, 2008

    ai, leonor, te ler é essa alegria diária.
    mas almoçar com você é que são elas!!
    agradeço a Deus pelas graças concedidas.

  18. Páua
    1 novembro, 2008

    Eles podiam ter evitado esse constrangimento, avisando antes. hauhauhuhauhauhuahuahauhu

  19. 1 novembro, 2008

    Ser mãe é pagar mico no paraíso mesmo :)))

  20. Beth
    1 novembro, 2008

    Daqui a pouco os formandos na alfabetização também, vão fazer TCC..

  21. Carol
    1 novembro, 2008

    Adorei!!!!!

  22. Paula
    1 novembro, 2008

    kkkkkkkkkkkkkkkkk…rachei

  23. Carol Rodrigues
    2 novembro, 2008

    Mas eu teria feito a mesmíssima coisa kkkkkk

    Menina, fiquei um tempo sem acessar net direito, com problemas na vidinha pessoal… fui ver hj a historia do Lucas, do hospital… To deixando esse comentário com muito atraso, mas graças a Deus ficou tudo bem!

    e outra coisa: o Lucas é a criança mais legal do mundo mesmo!

    Bjocas

  24. anderson tatano
    3 novembro, 2008

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    rolei aki de tanto rir!!!!!!

    má perae! vamo trocar o lukinhas de escola né! vc nao disse ke eli é semi-alfabetizado… logo…. deveria ser uma formatura de semi-alfabetizaçao…… :S

  25. Rachel Juraski
    3 novembro, 2008

    Obviamente eu ri HORRORES.

  26. Consolação
    3 novembro, 2008

    Preciso de idéia para escrever um texto de formatura de alfabetização. Quem puder me ajudar o mais rápido possível, desde já agradeço.

  27. çab
    4 novembro, 2008

    Leonor! Te leio há bastante tempo, sempre morro de rir do Lucas. Amei o desenho da borboleta e a tatuagem =]
    Tou começando com um blog, quero saber se posso te colocar lá nos favoritos, por favor?

  28. Sam Shiraishi
    4 novembro, 2008

    Tive duas formaturas de alfabetização recentemente em casa. Uma ao findar o primeiro ano (antigo pré), outra ao findar o pré (antigo jardim) e, confesso, achei ambas meio sem sentido. Como mãe, claro que me emocionei, chorei, achei lindo, mas não vi uma realização verdadeira para ser comemorada. E no meu caso, além dos convites, recebi boletos para pagar a festa – nas duas ocasiões!

  29. omega
    5 novembro, 2008

    (risadas incontrolavéis)
    Mto bom, estou escrevendo depois de parar de rir.
    ok, eu entendo o pq de ligar com o discurso preparado para uma discussão, gastar 300 e tantos dinheiros te deixou meio desnorteada neh.

    Muito bom post legal, vou dar uma olhada no resto do blog

  30. Fersi
    5 novembro, 2008

    *risadas descomunais*
    Essa foi a primeira vez que entrei no seu blog. Confesso que depois do tanto que ri será uma casinha sempre visitada.
    Breve será lincada. Tudo bem?

    Adorei!!!
    Abraço!

  31. Cris
    12 dezembro, 2008

    Não te conheço, mas rolei de rir imaginando a situação.
    A propósito, a formatura de alfabetização do meu filho é na próxima 2ªf.
    Isso mesmo que está imaginando, paguei uma fortuna para um eventoqua vaia contecer em plena 2ªf no horário do ‘rush’.
    Felicidades!

  32. Rafael
    21 dezembro, 2008

    Eu sei que to meio atrasado mas ri pra caraleo com isso.
    Ri mesmo, em voz alta ainda, pra passar mais vergonha.
    Acho que é a solidão…

  33. OSMARINA LISBOA TEIXEIRA
    4 julho, 2009

    SINTO QUE VOCÊ NÃO VALORIZE TANTO ESTE MOMENTO TÃO ESPECIAL, TANTAS PESSOAS NUNCA TERAM A OPRTUNIDADE DE TER NEM MESMO A DO PRÉSINHO E VOCÊ TEM A CHANCE DE GUARDAR O SEU MEMORIAL DE FAMÍLIA DE FORMA TÃO LINDA, QUE NO FUTURO A SUA FAMÍLIA TERÁ MEMÓRIAS GUARDADAS E HISTÓRIAS PARA CONTAR. PENSE NISSO

  34. OSMARINA LISBOA TEIXEIRA
    4 julho, 2009

    SINTO QUE VOCÊ NÃO VALORIZE TANTO ESTE MOMENTO TÃO ESPECIAL, TANTAS PESSOAS NUNCA TERÃO A OPRTUNIDADE DE TER NEM MESMO AFORMATURA DO PRÉSINHO E VOCÊ TEM A CHANCE DE GUARDAR O SEU MEMORIAL DE FAMÍLIA DE FORMA TÃO LINDA, QUE NO FUTURO A SUA FAMÍLIA TERÁ MEMÓRIAS GUARDADAS E HISTÓRIAS PARA CONTAR. PENSE NISSO

  35. Tania
    6 dezembro, 2009

    Meus filhos passaram por todas essas etapas e sinceramente… faria tudo novamente. Não acho que foi dinheiro jogado fora. E limitar o nº de convidados, acredito que seja para não criar tumulto no local.
    O mundo está tão cheio de violência… Bom seria se pudéssemos festejar todos os dias de nossa vida com festinhas ingênuas como estas!

  36. HELENA AMORIM
    25 novembro, 2010

    olá mãe do Lucas,sou professora e diretora de um jardim de infância, e estou justamente montando a nossa festa de formatura da Alfabetização, que existe desde que me conheço p0r gente, e olha que lá se vão alguns anos.É o dia mais especial, para nós, educadores e alunos da Alfabetização.O mais engraçado, e que vc estava irritada com a “formatura”, que vc nem sabia q existia, mas,mesmo assim,fazendo questão de que todos participasssem.Parabéns pelo seu bom humor!E espero que tenha se emocionado com a Formatura do seu filho!

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 31 outubro, 2008 por em Sem categoria e marcado .
