Eneaotil

Gabi Gabriela

021

Todo mundo que entra no Eneaotil e deixa aqui o seu comentário com um link tem sua página visitada. Mesmo que seja uma visitinha de médico, que eu entre correndo e passe os olhos rapidamente, que eu leia um ou dois posts para voltar depois. Assim, quando a Gabriela Barreto me escreveu um e-mail dizendo que era fotógrafa, eu já sabia.

“Leio sempre seu blog e comento algumas vezes. Gosto muito das coisas que você escreve. Sou fotógrafa recém formada em imagem e som pela UFSCAR e moro em Campinas.”

Já tinha entrado no site dela depois de um comentário e devorado todas as fotografias porque, além de eu ter certa fascinação por fotos, as que são captadas pela Gabriela são incríveis.

E ela me escreveu justamente oferecendo todo o seu talento depois de ler no Eneaotil a idéia do livro para e sobre o Luquinhas.

“Lembro de ter lido aquele post seu dizendo que está guardando tudo que escreveu sobre o Lucas para fazer um livro para ele. Quando li, pensei que seria legal se tivesse fotos também. Bom, minha proposta é a seguinte:
vou para Sampa num final de semana e passo o dia fotografando vocês. Não te cobraria nada porque sei bem como é a vida de quem resolve fazer comunicação social (caí nessa besteira também).

(…)

E te dou as fotos pra você guardar. O que você me diz?”

A gente pergunta para o macaco se ele quer banana? Lógico que aceitei. Porque, mesmo nunca tendo visto a Gabriela antes, eu sabia que uma pessoa com a sensibilidade que ela tem para congelar a vida em uma imagem não seria nenhuma maníaca seqüestradora de criancinhas. E; sem contar a minha coleção de armas brancas e o Kung Fu; tenho certeza de que se alguém levar o Luquinhas embora, o devolverá em 20 minutos.

A idéia da Gabriela era a mais legal de todas as idéias que eu já tinha ouvido sobre fotografias de mães e filhos porque não implicava ficar em um fundo branco fazendo poses, colocando dedinho na boca, dando beijo na testa, olhando fixamente para os olhos uns dos outros. Isso não funcionaria comigo e com o Lucas porque nenhum de nós dois (e talvez ninguém em toda a galáxia) se sente confortável quando tem uma câmera apontada para a fuça.

Parece que quando a gente está diante de uma câmera não se lembra daquela fotografia que saiu bonita e que enfeita a mesinha logo na entrada da casa da mãe. Eu, pelo menos, me lembro de todas as vezes que saí mais feia que o Tevez, das fotos da família inteira reunida em que só eu saí de olhos fechados, ou daquelas em que o ângulo desfavorável me deixa mais gorda que a Jô manicure (era esse o nome de uma mulher muito gorda dos anos 80 que só saía de casa com ajuda do Corpo de Bombeiros?).

Fora que se o Lucas percebesse que estava sendo fotografado, faria sua careta clássica em todas as aparições. E não quero que aquele que ler seu livro no futuro pense que ele tem lábios leporinos ou estrabismo.

Enfim, a idéia era que a Gabriela pudesse nos fotografar no dia-a-dia: vendo um jogo do Corinthians em que o resultado era inesperado (amém ganhou!), comendo macarrão e sujando a roupa de molho, tomando um tombo de patins, não cabendo em cima da bicicleta, dando e tomando bronca, conversando em família, recebendo cafuné no sofá, bocejando, espirrando, com olheiras, descabelada, enfim. Sem que a gente nem se desse conta de que ela estava ali.

O caso é que não deu muito certo. Não as fotos, que ficaram lindas, mas o fato de fingir que a Gabriela não estava ali, nos observando e vivendo um domingo conosco. Porque no momento em que passou da porta para dentro do pequeno apartamento de 80m² na Pompéia a Gabriela virou Gabi. Recebeu uma cerveja, comeu o macarrão da Dona Rose, jogou videogame, ensinou o Lucas a andar de bicicleta. Emprestou sua lente para o meu e o olhar do Lucas, nos deu sua simpatia e amizade. Fez o Lucas pedir que eu a contratasse como sua babá, já que ela mora longe e não teria como ser sua amiga todos os dias (e ele até disse que abriria mão de comprar um brinquedo no fim de ano para pagar os serviços da Gabi como babá com a quantia acumulada de R$ 100). Misturou-se e se tornou uma de nós.

Foi assim que eu e o Lucas ganhamos muito mais do que fotos lindas para um livro. Foi assim que eu e o Lucas (e a mamãe e o papai) ganhamos a Gabi para a vida.

**

Ela também escreveu sobre nosso encontro em seu blog. Vão lá conferir!

**

Algumas das cerca de 500 fotos que nosso domingo rendeu:

002

005

011

013
014
0092

0121

015

032

020

017

025

0261

030

028

39 comentários em “Gabi Gabriela

  1. Má R.
    27 fevereiro, 2009

    muuuuuuuuito bom!

  2. febox
    27 fevereiro, 2009

    a sua camiseta me lembro que preciso terminar a série “desejo de matar” ;)

    lindas fotos parabens

  3. MaWá
    27 fevereiro, 2009

    Amei as fotos.

    De fotógrafa para fotógrafa.

  4. dona Rose,
    27 fevereiro, 2009

    A Gabi é uma fofa…adorei ela!E como já disse ao vivo, pra ela, repito agora por aqui: Ela será sempre bem vinda em nossa casa!Beijos

  5. Kakah
    27 fevereiro, 2009

    Lelê, dá prá ver o brilho e o amor nos seus olhos e nos olhos do Lucas. Emocionei. Droga, só você prá me fazer ficar de olhos marejados quando eu tenho job prá entregar 18 hrs!

  6. Glauce
    27 fevereiro, 2009

    Maravilhosas as fotos, deliciosa a história da chegada da Gabi na vida de vocês. Será um livro belíssimo, em palavras e imagens (L)

  7. BK
    27 fevereiro, 2009

    A N I M A L!

    belo trabalho ‘Gabi’ e Lele.

    bjks, BK

  8. mj-coffeeholick
    27 fevereiro, 2009

    Filhos … coisa mais linda do mundo !

    adorei as fotos o seu texto é emocionante, parabens Lelê ^^ !

  9. dede
    27 fevereiro, 2009

    realmente, muito bonitas as fotos, me deram outra visao de voces, ja que, a maxima de que uma imagem vale mais que mil palavras, “ver” o seu amor eh indescritivel.

    bjos.

    p.s. gostei de saber que o Luquinhas eh um padawan!

  10. Gabriele
    27 fevereiro, 2009

    As fotos estão lindíssimas =~
    Totalmente diferentes de qualquer foto de álbum de família, que na maioria das vezes fica uma tosqueira só! :x

    Sei lá, meio estranho, mas só de acompanhar o blog, criei um carinho por você e pelo Luquinhas ahah x)
    E enfim, parabéns pelo filhote lindo e pelo blog, que é excelente :)

    :*

  11. Leandro
    27 fevereiro, 2009

    Sei lá por que cargas d’água eu resolvi entrar aqui, mas sinceramente as fotos me emocionaram, parabéns pra você pela familia e a fotógrafa pela arte!!

    bj

    ps: Adorei o seu diálogo com seu filho sobre os capangas e castigo, ia comentar lá mas deu preguiça

  12. danilo
    27 fevereiro, 2009

    que animal!!! uma no talento de ser mãe e blogueira, outra no talento das fotos (todas fodonas) e outro no talento das tiradas! hahaha.

  13. Alf
    27 fevereiro, 2009

    Putz, Lelê e Gabi, fiquei com uma inveja danada de ambas. Passar um domingão com os Macedo deve ter sido sensacional. A “a visita fotográfica” da Gabi também foi um presente dos deuses, né Lelê?

    Fiquei com vontade de propor um escambo para as duas (por um domingo na casa dos Macedo ou por uma seção de fotos com a Camila), mas a única coisa que eu sei fazer mais ou menos é escrever, e isso ambas fazem muito bem.
    Como sou brasileiro e não desisto nunca, proponho fazer serviços gerais (lavo, passo, cozinho, faço faxina etc.).
    Pensem com carinho! Sou pobre mas sou limpinho…

    Beijão e parabéns para as duas!

  14. desconjumina
    27 fevereiro, 2009

    bem legal. A que mais gostei é uma que tá no blog da gabriela. Uma foto que está em cima da foto do lucas com espada do jiraya.
    beijos

  15. barbarella
    27 fevereiro, 2009

    Lindo…tudo lindo..
    as fotos e principalmente o texto….
    parabéns!!!!

  16. gabrielabarreto
    27 fevereiro, 2009

    Poxa… nem sei muito o que dizer…
    Só sei que foi uma escolha acertada a minha. Me rendeu um domingo sensacional, fotos lindas (convenhamos, muito fácil fotografar essa família, eles tem uma energia gigantesca e ainda te dão cerveja e macarrão), uma noite de carnaval dançando marchinhas com Lelê e a Palmirinha e muita, muita risada…
    Mas o melhor de tudo foi ter a amizade dessas pessoas tão divertidas e especiais.

    Que bom que tanta gente gostou das fotos! Fico muito feliz mesmo e agradeço os elogios

    Beijo grande pra vocês!

  17. marystela
    27 fevereiro, 2009

    Genteeeeee…
    essa Gabi é boa mesmo, hein!
    Conseguiu deixar o Lucas mais lindo que ele já é!

    Parabéns pra Gabi, beijos pro Lucas e pra Lelê!

  18. bruninhadidario
    27 fevereiro, 2009

    Ficaram lindaaas as fotos da Gabriela!! Parabéns!!!

    Agora, vem cá Lê…vo desistir de tomar cerveja com vc pra andar de patins com o Lucaaaaas! (Comprei o meu e não cai no primeiro dia… mas ganh, quer dizer, perdi um pedaço da minha perna! ahahaha

    Estamos nos devendo jogo do Corinthians, cerveja e café….nãonecessariamente nessa ordem, mas agora quero macarrão da Dona Rose (e convido pro pudim da Dona Rosa)!

  19. Felipe Jannuzzi
    27 fevereiro, 2009

    LINDAS AS FOTOS! TB QUERO UM BOOK GABI!!!
    Muito bom o blog, passarei sempre.

  20. juli
    28 fevereiro, 2009

    Lê, eu SEMPRE cito a JÔ MANICURE! hahaha
    sobre as fotos, blah. i-do-la-tro.
    PS: Gabi, não tenho filho, mas meus cinco sobrinhos vão adorar a sua visita. grata. ;)

  21. Cidão!
    28 fevereiro, 2009

    Lindas fotos…tbm gostei…
    Aaahh eu e minha companheira de blog tbm ficaríamos com inveja…ela sonhou que te conheceu (ops será que contei algum segredo?)dexa só ela saber disso…rs

    Sorte pra todos!

  22. Bianca
    28 fevereiro, 2009

    Mas que orgulho! Sou amiga da Gabi, Lelê, e fiquei tristíssima de não estar em condições de sair com vocês esta semana. Adoro o blog!

    Beijo

  23. Elaine Leme
    28 fevereiro, 2009

    Le, o Luquinhas ta um gato. A Wawa que me aguarde. rs

    Adorei a sequencia de fotos. Parabens pra Gabi e pros modelos. rs

  24. Tico
    28 fevereiro, 2009

    Gabriela, parabéns pelas fotos.
    Fotos P&B são demais!!!

  25. Beijomeliga
    28 fevereiro, 2009

    Fotos lindas demais, Lelê!! Luquinhas é um astro e sabe, eu acho que ele já sabe disso.

  26. Tali Godoy
    28 fevereiro, 2009

    Nossa Lelê, as fotos ficaram lindas!!!… quando a primeira edição do livro sair vou querer autógrafos… =)

    Bjão

  27. Beatriz
    28 fevereiro, 2009

    Muito bom o texto lele. E as fotos a Gabi ja sabe que eu amo todas, ahahha, sabe também o quanto eu enchi o saco dela quando descobri que ela não me levou pra conhecer o luquinhas…Que irmã desnaturada viu ! hahahaha
    Um beijo =)

  28. Patricia
    28 fevereiro, 2009

    a foto com o sabre de luz está lindaaaa!
    :)

  29. Táta (facul)
    28 fevereiro, 2009

    Tudo muito lindo! Fotos, modelos, texto…. Parabéns!
    Quero um exemplar quando ficar pronto!
    Ah e quando o meu sonho de ser mãe virar realidade quero ter a felicidade de contar e registrar fatos especiais como estes.
    Um beijão!

  30. Losille
    28 fevereiro, 2009

    eu sempre choro com seus textos…

  31. Pollyana
    28 fevereiro, 2009

    sou uma das suas leitora silenciosas que a teeeempos visita seu blog regurlamente, e o que me deixou impressionada neste post (alem das lindas fotos é claro) é como o nosso velho conhecido Lucas cresceu!!!
    ja chorei com seus textos, mas nada comparado ao tanto que eu ja ri.
    torço a meses para seu a leitora sorteada… mas como percebe, ate agora nao consegui kkkkkkk
    ja ate ensaiei por 2 vezes (uma em cada ano) escrever a carta do papai noel, mas tmb nao saiu nada que prestasse rsrs…
    mas enfim, gosto do seu blog te parabenizo por ele, mas gosto principalmente o Luquinhas que me faz rir muuuuito com sua esperteza!

    beijoo

  32. Franz
    28 fevereiro, 2009

    Ótimas fotos, parabéns pra sua amiga Gabi fotografa!
    p.s.: gostei da sua camiseta (só pq tenho uma igual)

  33. Débora
    1 março, 2009

    Nossa, uma foto mais linda que a outra!! Parabéns, Gabi!

  34. Ana
    1 março, 2009

    PUTA MERDA!
    Sem palavras. Trabalho fudido da Gabi, legal da parte dela ter tido uma idéia dessas e nem querer cobrar nada e vocês dois lindões nas fotos.
    Beijo!

  35. anarina
    1 março, 2009

    Amamos a Gabriela!

    Adorei a foto em que você tá puxando o Lucas pela camisa atrás do parquinho!

  36. wawa
    2 março, 2009

    Nem sei o que falar. De tão lindo.

  37. dehli
    3 março, 2009

    Lelê, você está absolutamente linda e iluminada nas fotos… sempre me lembro de vc muito bonita, mas parece que agora vc anda mais iluminada, mais mulher, mais madura… Adorei as fotos, essa mulher vai ter que fotografar meu casamento e pronto-acabou! kkkkk;
    E eu quero esse livro asutografado, com direito a um encontro pessoalmente. Saudades.

  38. nat
    3 março, 2009

    Gabi, receba meu agradecimento, pois com estas belas fotos todos nós sairemos ganhando (reservarei meu exemplar antecipadamente!).

    Repito o que o Alf disse, deu uma inveja danada, inveja da boa!

  39. FaBríCiO-Z/S
    9 março, 2009

    NOTA 1000

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 27 fevereiro, 2009 por em Sem categoria e marcado .
