Eneaotil

Doutor Sócrates,


Foto: Daniel Augusto Jr.

Com a licença de toda a torcida do Corinthians (não sou porta-voz sequer do meu filho), peço, em nome da nação, que fique bom logo. Duvido que algum dos mais de 30 milhões de corinthianos espalhados pelo mundo não tenha rezado para São Jorge pedindo sua pronta recuperação ao saber da notícia de sua internação na sexta-feira. Em casa, acendemos vela para Ogum, demos cachaça ao Santo, oferecemos flores coloridas. Tudo pra você sair logo dessa cama.

Desde sexta-feira, vi corinthiano, palmeirense e são-paulino torcendo pela sua melhora. E aí, eu que andava desiludida com o futebol, com esse processo de exclusão do nosso povo travestido de “modernização”, pensei que ainda há esperança. Que o nosso povo ainda quer mudança e que, sobretudo, a gente precisa de alguém que fale pela gente. E são tão poucos pra falar hoje em dia, Doutor, que a sua recuperação é ainda mais urgente.

Claro que depois de tudo isso você deve é tirar umas boas férias (e eu acho que deve!). Esquecer um pouco de toda essa merda que estão fazendo com o nosso Corinthians, que perfura mesmo o nosso estômago e que nos faz um pouco mais doente a cada dia. Mas enquanto você viver, Doutor, se faz presente a indignação que nos move, que nos arma e que nos empurra pra frente.

Receba minhas palavras como forma de agradecimento ainda com toda a sua vida pela frente – desdizendo o que dizem sobre o nosso povo e a sua mania de homenagear as pessoas só depois que elas já não estão mais aqui para sentirem orgulho de si próprias.

Obrigada pelos títulos do Campeonato Paulista de 82 e 83, por todas as vezes que entrou em campo defendendo a nossa camisa e pelo golaço que foi a Democracia Corinthiana. Obrigada pela inspiração em cada texto, em cada depoimento. Obrigada pela manhã/tarde e todos os 200 chopes que bebemos no Pinguim do Santa Úrsula, quando te liguei humildemente para falar sobre o meu trabalho de conclusão de curso da universidade e você, prontamente, me recebeu. Você nem sabe o quanto foi importante ouvir tudo o que eu ouvi. Foi a minha melhor ressaca.

Que São Jorge te proteja e te ajude a sair daí logo para cuidar da sua família, dos seus filhos.

Muito Axé.

Leonor

27 comentários em “Doutor Sócrates,

  1. Ândi
    22 agosto, 2011

    Sócrates é possivelmente – e certamente para mim – o maior orgulho, dentre os jogadores, da Nação Corinthiana. Porque, assim como é com o Corinthiano, vai muito além das quatro linhas.

    Irônico que esse susto – e Deus queira que seja passado já – tenha vindo no momento em que sua memória parecia mais avacalhada pela gestão atual e seus interlocutores. Talvez o Doutor tenha sentido o golpe, e seu organismo reagiu. Ou talvez seja só coincidência mesmo.

    Mas agora, em recuperação, e rezo para que seja breve, receba nosso carinho e gratidão eterna. Se seu mal foi o desprezo de uma minoria, o amor da grande maioria há de lhe curar rápido!

    Força Doutor!

    (PS: fiquei com invejinha duploa, Leonor)

  2. vifortes
    22 agosto, 2011

    Imagino o desgosto de que durrubou nosso doutor. Mas não há de ser nada, mestre. Temos aqui um bando de loucos a torcer por ti! Força, muita força!

  3. amsguia
    22 agosto, 2011

    Faço minhas suas palavras e olha que não sou corintiana;mas amo o futebol,gosto de você e tenho a maior admiração pelo doutor.

  4. Marcelo
    22 agosto, 2011

    Me deixou emocionado, Leonor.
    O Doutor, junto a todo aquele time de 82, me ensinou que o futebol pode fazer chorar, e de alegria. Eu espero mesmo que ele ainda dure muito, porque não só o futebol, mas o Brasil, precisam do nosso Doutor.
    Valeu pelo texto.

  5. uilson76
    22 agosto, 2011

    O Corinthianismo se define em uma palavra…Sócrates! Deus o abençõe e traga ele de volta aos braços da fiel!

  6. Rodrigo Salgado
    22 agosto, 2011

    Bela homenagem Leonor…

    O que está diretoria e até mesmo alguns militantes Corinthianos disseram do dr. por estes dias foi de virar o estomago. O cara foi o lider do maior movimento social dentro de um clube no Mundo… e dizer que o cara não faz nada é de doer.

    Muita força ao Doutor e que ele volte a transpirar todo seu Corinthianismo o mais rápido possível.

    Abraços

  7. Nelsinho
    22 agosto, 2011

    Boa Léo, pensamento positivo sempre para um ídolo, na representação exata da palavra. Obrigado Sócrates por ter jogado no Corinthians, a força desses 30 milhões vem em dobro nessas horas

  8. Mônikita
    22 agosto, 2011

    Com certeza vc têm uma procuração para falar em meu nome Lelê, pq eu assino embaixo suas palavras.
    O Socrates é nossa referência e que na humildade de nossas escolhas possamos tb ser referencia para muitos tb.
    Costumo dizer que o CORINTHIANISMO é antes de mais nada um ato de fé passado de geração por geração e construido pedra sob pedra.
    É o legado do povo … é nossa missão lutarmos pelos ideais que tanto nos orgulhamos como seres humanos que buscam o melhor para todos.

    Tamo junta, peço licença para reproduzir seu texto no meu blog tb.

    VIVA O DR SOCRATES
    VIVA A DEMOCRACIA
    VIVA O CORINTHIANS DO POVO
    VIVA O POVO CORINTHIANO.

  9. Filipe
    22 agosto, 2011

    Obrigado, Lelê, por mais esse texto crucial!
    FORÇA, MAGRÃO, lembra das tardes no Bar da Torre do Parque Sagrado, os ares da liberdade, contida, nas entranhas da alma, e de como reescreveste aquela História de 1910, à sua brilhante maneira, articulando o pessoal em torno de idéias a se discutir. Foi esse o primeiro passo do Corinthians, e é por isso que ele é o que é, hoje. E Sócrates foi quem filosofou sobre CORINTHIANS!
    VIVA O DOUTOR!!!
    VIVA O CORINTHIANS NOSSO DE CADA DIA!!!

  10. Flavio Mello
    22 agosto, 2011

    Orgulho de ter visto no estádio a sua maravilhosa passagem pelo Timão.

    O choro de tristeza com a simples notícia de sua transferência para a Fiorentina me fez perceber a sua importância.

    Força Doutor !

    E repetindo a twittada,com o perdão da palavra : Que puta texto !

  11. Guilherme Carneiro Pappi
    22 agosto, 2011

    Aquele Sócrates, o Ateniense, até que fez um bom estágio aqui na Terra. Viu, viveu, pensou, escreveu. Teve com os Povos, inclusive os Corintianos da Corinto Grega.

    Mas um outro Sócrates, o definitivo, o original, o Sócrates que só pode ser Brasileiro até no nome, este sim escreveu a mais linda obra no Coração dos Povos além-Grécia. Nosso Sócrates Brasileiro, belenense de primeiro choro, é filosoficamente Corinthiano, socraticamente sábio, muito melhor do que o Sócrates-esboço. O nosso dá até de calcanhar e faz Gol.

    A gente precisa de você, Magrão. Obrigado, Leonor, pelo belo texto.

  12. Pingback: Mesa um dedo de prosa! « Não pára de lutar!

  13. Rodrigo
    22 agosto, 2011

    Olá, só uma observação sobre a primeira frase. O que você pede nela não é em nome da torcida do Corinthians (torço pro Flamengo), mas em nome de todos os que gostam de futebol neste país.

  14. Giovanna
    22 agosto, 2011

    Mesmo vestindo a camisa do tricolor paulista, neste momento to com vocês. Doutor, fica bom logo. Adorei sei texto, parabéns.

  15. Ana Cândida Bueno
    22 agosto, 2011

    Como a vida é engraçada Leonor…Sou de Ribeirão Preto e conheci teu blog depois da confusão com a minha conterrânea. Hoje entro no teu blog e encontro um texto sobre o doutor… Que simplismente é tio do marido dela, a familia deles é bem tradicional aqui… Que mundo louco, não? Creio que as pessoas estão ligadas…De alguma forma ou de outra!!!
    Beijos e adorei o texto, parabens pela sensibilidade!
    (obs: desculpe tocar nesse assunto chato foi só uma constatação curiosa que eu tive agora!!)

  16. taty
    25 agosto, 2011

    Mto bonito isso tudo…
    Valeu a pena esperar todo esse tempo pelo próximo post!
    Parabéns!

  17. Rodrigo Fróes
    25 agosto, 2011

    Cara Leonor,

    Li dois posts do blog – “Top!Top!Top!Top!” e o bo bullying feito pela professora – e me encantei com a fluidez, leveza e humor da escrita. Passarei a lê-lo com periodicidade, se não se incomodar. A título de escambo (rs…), deixo também o endereço do meu blog: http://www.marclandestino.blogspot.com .

    Um abraço,
    Rodrigo

  18. Xandi
    25 agosto, 2011

    É nóis Sócrates. Que você continue sendo referência. É tempo de avançar. Mais um bonito texto Leonor, continue caminhando que você Yb é referência.

  19. Márcio -DF
    27 agosto, 2011

    Esse cachaceiro não pode morrer agora não, ele tem que ver a humilhação que o São Paulo FC vai dar nos gambás no futuro gambazão quando estiver pronto (com dinheiro público)!!!!

  20. Como Montar um Blog
    31 agosto, 2011

    Muito bom… Tb desejo que fique bem…

  21. Isadora
    3 setembro, 2011

    São Jorge está com ele – com quem mais poderia estar, agora? Tenho certeza. Ele e uma nação inteira de torcedores sem time, torcedores do futebol.

  22. Negrão do Morro
    11 setembro, 2011

    Há um deus que seguramente está com o Sócrates: Bacco.
    O Dr. é o símbolo de um clube ridículo que nunca saiu de suas fronteiras: perdedor. Fracassou na seleção, sua “democracia” era uma empulhação pra um bando de vagabundos ficarem enchendo a cara antes de jogar. E a pergunta não quer calar: que título o curintia ganhou na época da democracia? O maior craque de todos os tempos do curíntia se chama rede globo de televisão.

  23. Vej@Blog
    12 setembro, 2011

    VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    – Eneaotil –

    Você continua fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    – Só Sites e Blogs Premiados –
    Selecionado pela nossa equipe, você está entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    – Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética –

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    …………………………………………………………..

  24. Valeria Ferreira
    15 setembro, 2011

    Leo cadê vocÊ?
    Saudade dos seus posts!

  25. Sandro B.O.
    19 setembro, 2011

    Simplesmente Socrátes – sempre fazendo jus ao nome – coerência e atitude de vida, sempre com o povo corinthiano, e junto aos corinthianos do povo! Nossa Democracia Corinthiana – autogestionária e horizontal – teve sua singela contribuição. Estamos todos torcendo por vc, por que para além do futebol, vc sintetiza em vários aspectos a coerência que buscamos no humano. Parabéns por fazer parte de nossa história.
    E Leonor, sempre poética e profunda. Continue assim – a contribuir com as palavras os sentimentos e gestos de nossa nação Corinthiana!
    Bjs
    Sandro B.O.

  26. Sandro B.O.
    19 setembro, 2011

    Simplesmente Sócrates – sempre fazendo jus ao nome – coerência e atitude de vida, sempre com o povo corinthiano, e junto aos corinthianos do povo! Nossa Democracia Corinthiana – autogestionária e horizontal – teve sua singela e grandiosa contribuição. Estamos todos torcendo por vc, porque para além do futebol, vc sintetiza em vários aspectos a coerência que buscamos no humano. Parabéns por fazer parte de nossa história. Nossa história contigo passou a ser socrática também!
    E Leonor, sempre poética e profunda. Continue assim – a contribuir com as palavras os sentimentos e gestos de nossa nação Corinthiana!
    Bjs
    Sandro B.O.

  27. babie
    19 setembro, 2011

    sou são-paulina, mas do tipo que morre de vontade de ver qualquer time jogando bonito. do tipo que torce pelo sócrates porque não sei o que é viver numa ditadura, mas acho lindo o passado duma democracia corintiana. é importante não esquecer do passado (até porque estudo história) e saber a quem admirar por suas idéias e falta de hipocrisia. porque jogar bonito é massa, mas não basta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 22 agosto, 2011 por em Sem categoria e marcado .
%d blogueiros gostam disto: