Eneaotil

Dia de princesao

Eu queria entender: por que é que todos os pais e mães acham que seus filhos têm potencial pra serem modelos? É alguma bactéria que se pega na maternidade? Não importam as orelhas de abano, as espinhas, o excesso de gordura, o metro e meio, a vesguice, não importa nada. O que faz a gente achar que nosso filho pode ser um modelo internacional deve ser a mesma coisa que nos faz ter a certeza de que TODAS as mulheres do mundo querem dar para o nosso namorado – não interessa o quão feio ele seja.

Não é segredo pra ninguém que eu acho o Lucas o menino mais bonito do mundo. O mais inteligente e mais esperto também, mas quando ele me olha com aqueles olhos verdes, eu derreto qualquer pedra de gelo que tenha sido formada por alguma má-criação (e minha doença é tanta que só eu consigo enxergar que o Lucas tem olhos verdes, porque, na bem da verdade, são castanhos claros).

Só que, ao contrário da minha mãe que achou que eu fosse arrasar nas passarelas de Paris, eu nunca imaginei que o Lucas pudesse ser modelo. Nunca. Aliás, nunca imaginei o Lucas médico, jogador de futebol, engenheiro, ator de cinema, cientista ou chef de cozinha. Vou deixar que ele vire um vagabundo de 40 anos que ainda mora com a mamãe me surpreenda.

**

Quem me convenceu de que ele poderia ser modelo foi a segunda mulher a abordá-lo no shopping se dizendo ser de uma agência:

– Seu filho é lindíssimo, não quer levá-lo na agência pra fazer um teste?

Estávamos no Bourbon, dentro do supermercado, quando isso aconteceu. Já tinha rolado algo parecido no Shopping Center Norte e eu tinha me perguntado quem caraleos procura potenciais modelos no Center Norte?

Mas o Lucas nunca quis nem ouvir falar.

– Odeio tirar foto.

E é verdade. Toda vez que ele tira fotografia sai fazendo caretas e eu fico imaginando como será o seu álbum de casamento.

Nesta segunda abordagem, resolvi explicar que ele não faria nada de graça.

– Lucas, pode te pintar uma grana. Se você quiser, todo o dinheiro que ganhar será seu para comprar o que quiser.

– Jogo de videogame?

– Sim.

– Um iPad?

– Pode, ué.

– Uma piscina de M&M’s?

**

Mexi com o lado judeu do menino e ele passou a semana fazendo planos de juntar toda a grana que conseguir para um dia comprar uma Ferrari. A mulher da agência me ligou e marcamos o teste de fotogenia. Antes de irmos, fizemos combinados…

– Lucas, é o seguinte: se nós chegarmos lá e eu vir que é uma biboca, nem entramos, certo?

… e fomos.

**

A agência não era nenhuma biboca. Mas, ao abrir a porta daquela casinha na Vergueiro, eu nunca tinha visto tanta criança feia junta na minha vida. E comecei a desconfiar da minha própria falta de senso: como é que o Lucas deve ser na vida real? Quer dizer, será que ele tem um grave defeito na aparência que o meu amor de mãe não permite identificar? Será que um olho é virado pra direita e o outro pra esquerda, será que os dentes são muito grandes, será que ele herdou o nariz gigante do pai? Será que ele manca, que ele tem uma corcunda?

Porque era esse o naipe daquelas crianças. Todas, sem exceção, tinham sido abordadas em shoppings de São Paulo. Do Iguatemi ao Pirituba Mall. Os meninos, fora o Lucas, estavam com topetes do Neymar; e as meninas, fora eu, estavam de botinha e meia calça. Deve ser um padrão, porque elas estavam vestidas como eu estava no meu book, tirando as ombreiras e o bustiê.

E tinha mãe esperando a sua grande chance, porque estava mais arrumada do que a criança. Passou no Helena Hair, o salão do bairro, e fez escova, bigode e olhos esfumaçados achando que pudesse ter o seu talento descoberto, mas se esqueceu de que não servia nem pra ser manequim da Ultragaz (não, gente, não era eu. Juro).

**

Quando chamaram o nome do Lucas também chamaram os nomes de mais três meninas. Subi com ele até uma sala onde tirariam as medidas do busto das meninas e do peitoral do meu filho, que tem apenas 9 anos, ou seja… 10 cm de peitoral, chutando alto.

A mais alta das meninas tinha 13 anos e 1,79 cm. Tinha tudo pra ser modelo não fossem o rosto e os ossos largos. Um bruzundunzão que tem um puta de um potencial, mas pra ser jogadora de vôlei. As outras duas eram o oposto: 15 anos e 1,40 cm. Quer dizer, um puta de um potencial pra serem anãs de jardim.

Aí eu comecei a me sentir mal por estar ali, pelas expectativas do Lucas, por ter convencido o menino de que poderia ser uma boa pra ter a sua própria grana e não ficar dependendo do meu salário de jornalista que não compra nem uma fita de Atari.

**

Quem tirou a foto dele foi uma menina de dezessete anos. Isso não é proibido por lei? Quando ela disse que ela mesma tiraria a fotografia, eu achei que ela fosse sacar um celular Motorola com uma câmera de 2.1 megapixels e colocaria a nossa cara de idiota em seu perfil do Orkut. Mas a máquina fotográfica era até que boazinha. Ela só precisou apertar o botão.

– Lucas, você sabe fazer poses? – ela perguntou.

Antes que ele fizesse uma careta, eu expliquei o que era pra fazer e ela disse:

– Geralmente, homem modelo tira foto com as mãos nos bolsos.

Lucas enfiou as mãos nos bolsos, fez cara de jeca e eu fui tentar ajudá-lo. Aí a fotógrafa-estagiária disse:

– Nossa, como você é bonita. Faz o teste de modelo também, vamos tirar uma foto.

Isso valeu mais do que foto de celular pra me mostrar que aquele não era um lugar sério. Primeiro, porque a minha forma física de modelo está morta e enterrada desde os meus 15 anos. Depois, porque eu estava com uma calça de dormir e um all star furado. E por último, começar uma carreira de modelo aos 28 anos é como querer começar uma carreira de jogador de futebol aos 60.

Quando eu desci, contei pra minha mãe (que foi junto) que eu também tinha tirado foto e ela se escangalhou de rir. Nem mesmo a minha mãe ainda acha que eu posso ser modelo e isso diz tudo.

**

Depois da fotografia, tínhamos que passar por uma entrevista com uma produtora de moda. Aí ela me explicou que – caso o Lucas fosse aprovado no teste de fotogenia pela menina de 17 anos – eu teria que providenciar um book até o dia 22 e fazer, com eles, um composite para apresentar aos clientes. Claro que isso teria um custo (pequeno, de R$ 250) e não garantiria trabalhos para o Lucas.

Saí dali pensando que no dia seguinte TODAS as mães daquelas crianças e daqueles adolescentes receberiam uma ligação dizendo que eles tinham sido aprovados. Provavelmente, até eu teria sido aprovada. Aí desembolsaríamos os R$ 250 (no meu caso, R$ 500) achando que seríamos a próxima Gisele Bündchen, mas nunca seríamos chamados para porcaria nenhuma. Porque eles lidam exatamente com isso: quem é que nunca achou o seu próprio filho o moleque mais bonito do mundo?

**

Entramos no carro e já ia explicar para o Lucas que não rolaria quando ele se adiantou:

– Não curti, mãe. Não quero ser modelo aí. Se um dia eu for ser modelo, que seja em um lugar melhor.

É ou não é o menino mais foda do… ok, ok. Parei.

27 comentários em “Dia de princesao

  1. Thais
    16 setembro, 2011

    ahhhhahahahahhahha Lele, O Lucas é lindo, não é coisa de mãe , não!
    Qdo eu era criança fui fazer o teste para ser Chiquitira ahah Eu e + 300 meninas, o dia todo. Horrível. Óbvio que não passei, afinal esqueci todo o texto. rs
    Estava com saudades dos seus posts.
    Tangerina

  2. Juliana
    16 setembro, 2011

    Leonor, sou muito sua fã. Amo seus textos.
    E o Lucas é o máximo!
    beijão

  3. Blog do Silvinho
    16 setembro, 2011

    Que outras mães, pais, tios, tias, avôs e avós leiam este leve, porém delicioso texto que serviu também como de alerta.

    Ja passei um dia por isso, quando um dia me disseram que meu filho mais velho tinha tudo para ser um novo “Denzel…”

    Na época tambem me fizeram essa proposta indecorosa do “composite” e mandei a mulher à merda, ali mesmo, não pela sacanagem, não pelo valor, mas por mim mesmo, ter sido tão imbecil de ter desperdiçado meu tempo

  4. Guilherme Carneiro Pappi
    16 setembro, 2011

    Show de bola, Leonor, show de bola!
    Você vai me deixar uns dias pensando no meu papel de Pai babão. Ainda hoje eu mostrei a foto de minha Filha tirada de um celular com câmera 2.1 e disse “nunca vi uma Mulher – repare no ‘Mulher’ – mais linda em minha vida…” A Duda tem 3 anos.
    Parabéns por mais esse belo post e obrigado pelas incontáveis risadas.

  5. Teka (@treka_)
    16 setembro, 2011

    Ele É o muleke que mais foda do mundo, não adianta!

  6. Ameyyy a volta!!
    sensacional a “doença” que te faz ver olhos verdes no Lucas :D
    ass: anã de jardã :P

  7. Lilian Aquino
    16 setembro, 2011

    O Lucas é incrível! :)
    E você também, Leonor! Quer tirar um foto? :p

  8. dona Rose
    16 setembro, 2011

    ah, v c não entendeu!!!!Vcs dois são lindos!Os mais lindos do mundo! e perto do povo de lá, inclusive as atendentes(além de feias, antipáticas) vcs são os mais lindos do Universo!Eu dou a maior força pra vcs dois serem modelos,lindos, ricos e internacionais! :o))

  9. MarianaMSDias
    16 setembro, 2011

    Que saudades, Lelê!!!!

    Me escangalhei de rir, só de imaginar a ilustríssima D Rose (cujas famosas coxinhas ainda não tive o prazer de experimentar) se escangalhando de rir!

    Como mãe de um menino de 10 anos M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O (talvez o único nesse mundo mais bonito que o Luquinhas e o Leozinho) também já fui abordada por essa gente, mas nunca tinha me dado ao trabalho de saber o que acontecia dentro das “agências”.

    Agora, pensa, o Lucas é ou não é um moleque que vai dar certo?

    Bjs

  10. Mônikita
    16 setembro, 2011

    kkkkkkkkkkkkkkkk

    Muito bom Lelê, não têm como todas nós somos Mães Corujas e achamos nossos filhos os mais mais e são msm oras rsrs…
    Na questão dessas pessoas que convidam em shopping para tirar foto é super normal, todos são convidados sem exceção…

    Mas o melhor de tudo que eles são F* msm e mais são inteligentes pq tiveram berço para isso. Intligência não vem de escola e nem faculdade.

    Besitos na Mamãe e no filhote modelos.

  11. Sathie Ashita
    16 setembro, 2011

    Adorei e ri muito! O bacana é que eu vejo você falando enquanto fazia a minha leitura! Não conhecia esse seu lado tão mãezona… Valeu! Beijo!
    Sathie

  12. Daygo (@daygolino)
    16 setembro, 2011

    Posts de mães-coruja. Até qdo? huauhahua BRincadeira!
    Leloca, o Lucas é lindão e vc é super gata!
    E pq não começar uma carreira de modelo aos 28? Não é de passarela, mas de foto ou comerciais de TV. Te dou a maior força!
    bjo

  13. RPC
    16 setembro, 2011

    ótimo texto, como sempre

  14. Dani Doduti
    16 setembro, 2011

    Tem uma loja aqui no Shopping Tatuapé que é só passar em frente pras mocinhas jogarem um puçá na sua cabeça e pedir pra fazer ficha da criança… Meu, sério… quem chama um japinha (mesmo que seja o japinha mais lindo do mundo) pra modelo?
    Qdo eu estava grávida, morria de medo de ter um filho feio e não perceber. Aí pedi pras minhas irmãs que me avisassem se o Lucas fosse feio. O bichinho nasceu e todas nós concordamos que ele era o menino mais fofo e lindo do mundo. Vendo as fotos daquela época, vejo um bebê lindo, sim, mas com a maior pinta de rato magrelo. Não sei onde que eu via fofura naquele magrelinho prematuro =) Pior é que minhas irmãs também foram contaminadas pela lente da maternidade! hahaha
    Mas hoje eu sei que ele cresceu e virou o menino mais lindo do mundo \o/

  15. Eduardo
    17 setembro, 2011

    Realmente, o moleque brilhou muito!

  16. Dona Lô
    18 setembro, 2011

    Não sei como o Lucas é, mas virei fã dele. Escuta: dia desses estou eu no Shopping Vitória (ES), desfilando elegantemente meus 83kg muito bem distribuídos nos meus 1,60m, quando um rapaz alegre me parou no corredor: “nossa, você tem um rosto lindo, venha fazer umas foto conosco, estamos renovando as fotos do painel da loja. Você ganha uma foto produzida, make, penteado, tudo!”
    Eu: você precisa de modelos plus size? já querendo gargalhar na cara da peça.
    Ele: o que é isso?

    Mereço??

  17. Isadora
    18 setembro, 2011

    Vocês, mães… Eu ainda quero muito conhecer o Lucas e o Felipe (da Mari Dias) pra decidir com qual dos dois vou casar. A competição é acirrada, viu!

    E, só pra completar: achei super tendências as ombreiras do seu book!

  18. Lucia Freitas
    19 setembro, 2011

    Viva a Lelê que arranca gargalhadas!
    viva o Lucas que é o moço mais lindo EVER!
    e três vivas para a @garciasales #anãdejardã oficial da blogosfera brasileira \o/

  19. tércio
    20 setembro, 2011

    Sensacional.

  20. Mayara Franzini
    21 setembro, 2011

    Ufa, que medo de no final saber que entraram nessa fria. Já trabalhei numa marmota dessas e é só enganação.

  21. felipe cardoso
    21 setembro, 2011

    Vi sua entrevista na TV CORINTHIANS, Gostei de suas ideias e me identifiquei com sua visao do Corinthians,e da nova geração de plastico de estadio e tal,parabens
    felipe cardoso

  22. Páua
    22 setembro, 2011

    Faz tempo q não venho aqui, faz tempo que não ria de vocês (com vocês) hahaha

    Mas o Lucas é lindo sim… Você poderia ver uma agência séria e legalzona, levava ele, é bom ele ter o próprio dinheiro (e gastar tudo estragando os dentes)!

    =*

  23. luciano
    23 setembro, 2011

    oba, amo qnd tu posta qq coisa, amo teu blog!!!

  24. ronizealine
    24 setembro, 2011

    Ai, que delícia de história… eles são ou não são muito mais espertos e rápidos do que a gente? E sabem exatamento o que querem… Beijocas

  25. Semi Adulta
    28 setembro, 2011

    Adorei a atitude dele, muito legal e seus textos são excelentes!

    Beijos

  26. Fernando
    8 outubro, 2011

    Pense no lado positivo. Quando ele for adulto e estiver desempregado e for contactafo por uma “agencia de empregos a serviço de grandes empresas a procura de talentos” ele não vai cair no golpe igual ao mané aqui.

  27. Luiz com Z
    5 novembro, 2011

    Pelo visto, puxou da mãe o DNA por dentro e por fora. Agora é carpe diem de mãe-filho até o dia em que ele estiver mais ausente de casa, conquistando o que realmente importa na vida, que são suas futuras noras LOL
    Por falar nisso, como faz pra resgatar as fotos que a adolescente tirou de você? Só pagando 250? :P

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 16 setembro, 2011 por em Sem categoria e marcado .
